Notícias

Pós-operatório de cirurgia plástica: educação da paciente

Postado em 04-09-2022

O pós-operatório da cirurgia plástica é cheio de dúvidas. Por isso, costumo brincar com minhas pacientes que no pré-operatório eu dou uma “aulinha” para elas. Nessa consulta eu ensino o que é fibrose e falo sobre intercorrências e complicações, por exemplo. E isso faz uma diferença enorme.

A educação em saúde é necessária para colocar a paciente também como responsável por sua saúde no pós-operatório de cirurgia plástica.
Para mim deveria ser rotina clínica do Fisioterapeuta educar a paciente, porque ela deve saber o que vai se passar com seu corpo antes, durante e depois do tratamento.

Educação em dor para passar pelo processo de pós-operatório de uma forma tranquila – sabendo que um pouco de dor pode fazer parte da recuperação. E educação sobre a fisiologia da cicatrização para entender o que vai acontecer com seu corpo e quais as suas responsabilidades no pós-operatório.

Tudo de maneira simples, sem excessos, para não gerar estresse. Porque a “aulinha” não precisa virar pós-graduação em fibrose. Mas um pós-operatório sem preocupação.

Leia também:
Cicatriz na Cirurgia Plástica: fases e o que fazer
Seroma: o que é e como eliminar