Notícias

Cirurgia plástica em Porto Alegre: um guia completo

Postado em 16-03-2021

Um procedimento cirúrgico é uma decisão muito importante e que deve ser bem pensada. Por isso, criei um passo a passo para ajudar quem pretende realizar uma cirurgia plástica em Porto Alegre, cidade onde trabalho.

Então, se você planeja fazer uma cirurgia plástica em Porto Alegre, as dicas abaixo podem ser bem úteis. E se você precisar de recomendações sobre estratégias de tratamento e os melhores profissionais, pode me chamar aqui no WhatsApp.

Aproveite e já me siga também lá no Instagram. Por lá eu trago informações diárias sobre pós-operatório e cirurgia plástica – além de responder dúvidas: @drarobertapinzon

1 – A escolha do cirurgião plástico em Porto Alegre

cirurgião antes da cirurgia plástica em porto alegre
Normalmente, a trajetória inicial da cirurgia parte da escolha do cirurgião, e de fato é muito importante. Muitas pessoas querem escolher o seu cirurgião baseado somente no preço, o que não necessariamente é um erro, mas a escolha não deve ser embasada somente no preço, mas sim no valor.

Pra mim, um dos principais pontos para essa escolha é saber se ele faz parte da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). As chances de complicações são reduzidas se o médico for membro da Sociedade, uma vez que os critérios de formação desses profissionais são super-rigorosos.

Também é importante saber se o profissional faz parte do CFM (Conselho Federal de Medicina). Essa é a única forma de se certificar que a pessoa é realmente um médico. Além disso, é bom verificar informações desse cirurgião, como: posicionamento em redes sociais, se posta fotos “antes/depois” (é proibido!), e se divulga valores em suas redes (também é proibido pelo CFM). Devemos sempre escolher um cirurgião de confiança e que dará suporte em todos os momentos da cirurgia plástica.

Me siga no Instagram: @drarobertapinzon

2 – Fisioterapeuta especializado em cirurgia plástica em Porto Alegre

Muito bem, agora que você já escolheu seu cirurgião, é de extrema importância dar atenção a quem irá realizar seu acompanhamento no pré, intra e pós-operatório. É o Fisioterapeuta que irá lapidar o trabalho do cirurgião: de nada adianta ter um bom cirurgião e um péssimo acompanhamento no pós-operatório, isso pode acabar com o resultado da sua cirurgia plástica.

Primeiramente, o fisioterapeuta deve ser inscrito no seu conselho regional. No caso aqui de Porto Alegre é o CREFITO 5 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). No site do Conselho você pode verificar se o profissional tem a licença para trabalhar como fisioterapeuta.

Depois, é importante saber se esse fisioterapeuta é especializado mesmo em cirurgia plástica, e se realiza cursos de aperfeiçoamento na área de pós-operatório. E assim como na escolha do médico, é importante verificar a postura do profissional nas redes sociais – pois nós, fisioterapeutas, também não podemos postar fotos “antes/depois”, nem divulgar valores de procedimentos.

fisioterapeuta realiza LTF em paciente em pós-operatório de cirurgia plástica em Porto Alegre

É o fisioterapeuta que irá acompanhar você, iniciando com a consulta pré-operatória (quando são passadas todas orientações de posicionamento para dormir, como colocar malhas e placas, cuidados com bandagem/taping, exercícios respiratórios entre outros).

Após essa primeira consulta, no dia da cirurgia o fisioterapeuta atua também com o Intraopertório, onde realiza a aplicação dos tapings mecânicos e do laser e, em alguns casos, orienta exercícios.

Fisio durante o pós-operatório de cirurgia plástica

Por último, mas não menos importante – na verdade o mais importante – que é o pós-operatório. Aqui, o fisioterapeuta deve abordar o corpo como um todo, uma vez que a cirurgia plástica gera inúmeras limitações. O tratamento não deve ser resumido em drenagem linfática, mas sim em estratégias de tratamento específicas para tecidos de cicatrização, músculos, articulações e o movimento.

Dentre essas estratégias podemos citar: a terapia mecanomoduladora, com  base na certificação LTF (Liberação tecidual funcional) do Instituto Mariane Altomare, Conceito Mulligan, Maitland, exercicios terapêuticos, PNF, Dermoneuromodulação e Fotobiomodulação.

Enfim, busque um fisioterapeuta especializado e com qualificação, pois se a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indica o fisioterapeuta para realizar esse acompanhamento, é porque existe um motivo: ser o mais completo profissional.

Me siga no Instagram: @drarobertapinzon

3 – Planejamento financeiro para a cirurgia plástica

paciente faz as contas para a cirurgia plastica em porto alegre
Aqui vamos para um item bastante importante, o planejamento financeiro. Além do valor da cirurgia (cirurgião, equipe e hospital) e do fisioterapeuta, você precisa estar atento a valores de medicações, malhas, placas, meias anti-trombo, gasolina que irá te levar às consultas médicas e fisioterapêuticas.

É bem comum os pacientes se fixarem somente no valor da cirurgia e esquecer do resto, e quando isso acontece pode se tornar um problema.

4 – No dia da sua cirurgia plástica em Porto Alegre

O grande dia chegou e a ansiedade bateu, mas não podemos esquecer de alguns cuidados. É imprescindível fazer o jejum orientado pelo médico e informar toda a equipe sobre seu estado de saúde no dia – como resfriados ou possíveis infecções urinárias.

Não esqueça de chegar no horário orientado pelo hospital e de levar toda a documentação e os exames necessários. Evite maquiagens, cílios e unhas postiças. Lembre-se também de levar modelador, placa e meias, e coloque roupas e calçados confortáveis e fáceis de vestir. Atenção: não leve pertences de valor como brincos, anéis, pulseiras e piercings.

5 – Planejamento de cuidados pós-operatório

Ter uma rede de apoio no pós-operatório é muito importante. Desde a pessoa que irá te levar nas consultas (pois, dependendo da sua cirurgia, nos primeiro dias você não pode dirigir),  até  pessoa que irá te dar suporte em casa, com os afazeres domésticos que exigem maior esforço físico, ou cuidar do filho pequeno. Ou até mesmo para oferecer aquele ombro amigo nos momentos de tédio.

6 – Disciplina para a cirurgia plástica

Cirurgia Plástica para um resultado 100% satisfatório exige disciplina. É preciso seguir com rigor os horários das medicações prescritas pelo médico e a colocação das placas e malhas conforme orientadas pelo fisioterapeuta, além dos exercícios orientados.

Algo bem comum é o paciente chegar nos atendimentos com pressão baixa pela falta de alimentação adequada. Devemos entender que nosso corpo sofre um trauma em uma cirurgia plástica. Perdemos sangue e líquidos e precisamos estar com alimentação e ingestão de líquidos em dia.

Isso não significa que você deva passar todo o período pós-operatório à base de sopa. Você não está doente, apenas passou por uma cirurgia plástica. Consuma os alimentos de forma saudável, com verduras, frutas e proteínas, além de bastante água.

7 – Paciência depois da cirurgia plástica

Como qualquer cirurgia, a plástica também exige um tempo de recuperação. Você não sairá pronta do bloco cirúrgico. O corpo sofre um trauma bastante intenso e até ter uma plena cicatrização e desinchar totalmente leva um tempo.. Ficar ansioso pode piorar e retardar esse processo.

Então, coloque uma série na Netflix, leia um livro, pratique meditação ou até mesmo convide uma amiga para passar esse período tranquila. Pense que nesse tempo você pode se reconectar consigo mesma e praticar o autocuidado.

8 – Cuidado com informações alheias

Tudo bem que a troca de experiências com amigos, parentes e vizinhos é interessante. Porém você deve seguir todas, eu disse TODAS, as orientações do seu cirurgião e da fisioterapeuta. Do contrário, alguma indicação da amiga pode prejudicar o resultado.

Cuidado com informações de blogueiras, Google ou grupos de Facebook e Instagram: nem tudo que está nas redes sociais é verdade ou bom para o seu caso.

9 – O que não fazer antes, durante e depois de uma cirurgia plástica

Posso listar alguns itens como:
– Não fumar.
O cigarro é extremamente prejudicial à cicatrização e aumenta os riscos de necroses e deiscências da cicatriz.
– Não comparar resultados.
Somos seres completamente diferentes, cada um tem seu biotipo, tempo e forma de cicatrização.
– Não pular etapas.
Se seu médico e fisioterapeuta orientaram que naquele momento não pode fazer movimento x ou y, ou pegar peso, por exemplo, é porque não será legal para sua cirurgia.

10 – Cuidados pós alta

Os cuidados após a cirurgia plástica em porto alegre
Sua cirurgia foi um sucesso. Você recebeu alta do médico e fisioterapeuta e agora quer extravasar! Calma! A vida pode, sim, voltar ao normal. Mas você deve tomar alguns cuidados.

No caso de uma lipoaspiração, por exemplo, deve ter cuidado com a alimentação e atividade física. Se você não tiver esses cuidados, a gordura pode voltar. Já no caso de uma rinoplastia, tome cuidado com pequenos acidentes, como uma bolada durante uma prática esportiva.

Você está liberada para fazer tudo, mas os cuidados devem existir. Espero que esse post tenha te ajudado a tirar dúvidas sobre um momento tão importante e significativo. Se você for realizar a cirurgia plástica em Porto Alegre, estou à disposição – é só me chamar aqui no WhatsApp.