Dúvidas Frequentes

Drenagem linfática trata fibrose?

Não. A drenagem linfática é uma técnica para tratar apenas edema (inchaço). Para fibrose o melhor tratamento é LTF (liberação tecidual funcional).

Fibrose antiga tem tratamento?

Sim. Toda fibrose tem tratamento, mesmo as antigas e mesmo as que foram tratadas com equipamentos.

Equipamentos estéticos como Ultrassom e Radiofrequência tratam fibrose?

Não. Esses equipamentos estimulam o processo de cicatrização, e não queremos estimular, apenas conduzir. Pós-operatório não pode ser tratado como algo estético, e sim como recuperação funcional.

Qual melhor tratamento para fibrose?

Fisioterapia especializada. A melhor estratégia para tratamento de fibrose é LTF (Liberação tecidual funcional).

Quantas sessões são necessárias para tratar fibrose?

Depende. Cada corpo responde de uma forma, mas normalmente não há necessidade de muitas sessões. Ótimos resultados são alcançados de três a oito atendimentos.

Preciso fazer drenagem todos os dias?

Não. A drenagem trata inchaço, e em uma cirurgia o sistema linfático é rompido e acaba se regenerando apenas a partir do 14° dia de pós-operatório. Antes disso, se você realizar drenagem, não irá funcionar como deveria. Fisioterapia especializada não precisa ser feita todos os dias, normalmente os atendimentos são espaçados de acordo com a avaliação fisioterapêutica.

Quanto tempo é necessário para me recuperar de uma cirurgia?

Depende muito do tipo de cirurgia e de como foi esse trauma cirúrgico. Mas normalmente de 30 a 60 dias, com 3 a 8 atendimentos especializados.

Drenagem linfática trata seroma?

Não. Drenagem é eficaz para edema (inchaço). Seroma quando não absorvido pelo corpo deve ser puncionado pelo cirurgião responsável.

Se eu fizer uso das bandagens (taping) na cirurgia, preciso usar malha e placas?

Sim. A bandagem não exclui o uso das placas e malhas. As bandagens são um complemento para otimizar os resultados e auxiliar na redução do número de atendimentos no pós-operatório.

Se eu fizer uso de bandagens (taping) na cirurgia, preciso fazer pós-operatório?

Sim. A bandagem não exclui a fisioterapia especializada. Há intercorrências e complicações que não conseguimos tratar somente com o uso das bandagens.

Como faço para eliminar os roxos do pós-operatório?

Uma das formas para auxílio da redução das equimoses (roxos) é o uso das bandagens imediatamente após o término da cirurgia (Intraoperatório). Alguns cirurgiões também orientam a utilização de cremes para absorção das equimoses.

Qual é o profissional ideal para fazer meu pós-operatório?

A SBCP (Sociedade brasileira de cirurgia plástica) recomenda o Fisioterapeuta como o melhor e mais capacitado profissional para acompanhar o pós-operatório. Pois é ele que tem olhar para recuperação funcional e global do paciente.