Notícias

Silicone em Porto Alegre: o que você precisa saber

Postado em 19-12-2022

O implante de silicone é uma das cirurgias plásticas mais comuns não apenas em Porto Alegre, mas no Brasil inteiro. É difícil determinar com precisão qual é o país com o maior número de implantes de silicone, pois os dados sobre a prevalência da cirurgia de aumento de mama nem sempre são coletados ou relatados de maneira consistente.

No entanto, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), os Estados Unidos têm classificado consistentemente entre os países com o maior número de procedimentos de aumento de mama realizados a cada ano. Em 2019, os Estados Unidos foram o país com o maior número de procedimentos de aumento de mama, seguido pelo Brasil e pelo México.

Implantes de silicone são um tipo de implante de mama que é usado em cirurgias de aumento de mama, que é um procedimento para aumentar o tamanho e a forma dos seios. Os implantes são feitos de uma prótese de gel elástico e macio que se sente semelhante ao tecido mamário natural. Eles são geralmente redondos ou em forma de gota e são inseridos através de uma incisão na pele, seja na dobra abaixo da mama, ao redor da aréola (a área escura ao redor do mamilo) ou na axila.

Importante lembrar

Vale ressaltar que o uso de implantes de mama, incluindo implantes de silicone, varia amplamente em todo o mundo e é influenciado por vários fatores, incluindo atitudes culturais e sociais em relação à cirurgia plástica, acesso aos cuidados de saúde e preferências individuais.

Leia também: Pomada para cicatriz de cirurgia plástica funciona?
Me siga no Instagram: @drarobertapinzon

Os implantes de silicone são considerados mais seguros e que se sentem mais naturais do que as versões anteriores de implantes de mama, que eram feitos de soro fisiológico (água salgada). No entanto, os implantes de silicone têm alguns riscos, incluindo o potencial de vazamento ou ruptura, o que pode causar o silicone a vazar para o tecido circundante. Se isso acontecer, o implante pode precisar ser removido ou substituído.

É importante discutir os possíveis riscos e benefícios de qualquer procedimento cirúrgico com um provedor de cuidados de saúde qualificado antes de tomar uma decisão de se submeter a uma cirurgia plástica.

Antes de irmos às principais perguntas, já deixo aqui meu contato caso você seja de Porto Alegre ou região. Qualquer dúvida extra sobre qualquer cirurgia plástica em Porto Alegre – incluindo a colocação da prótese de silicone, é claro, é só me chamar no Whatsapp: (51) 99807-0123


Principais perguntas sobre cirurgia plástica e implante de silicone em Porto Alegre:

Quanto custa colocar silicone em Porto Alegre?

O custo total para a cirurgia depende de vários fatores: o tipo de prótese que vai ser utilizada, o hospital onde vai ser realizada a cirurgia e também quem serão os profissionais envolvidos: o cirurgião plástico e toda a equipe que vai realizar a cirurgia. Além disso, também deve-se levar em consideração o valor para as sessões de pós-operatório especializado com fisioterapeuta.

Como funciona o silicone de 24 horas? É possível fazer em Porto Alegre?

É uma técnica cirúrgica onde a paciente pode sair do hospital movimentando os braços com toda amplitude. O cirurgião deve seguir vários passos na cirurgia e a paciente deve seguir com os exercicios em casa, além dos feitos com a fisioterapeuta no hospital. E, sim, muitos cirurgiões plásticos de Porto Alegre utilizam essa técnica.

Quanto tempo devo ficar de repouso após colocar silicone?

O repouso é relativo, não absoluto.  Para voltar a dirigir leva, normalmente, 7 dias. Já para atividade física moderada as pacientes levam em média 15 dias para retornar. Quanto ao trabalho, pode retornar no dia seguinte desde que sejam tarefas sem necessidade de esforço físico.

Como devo dormir depois de colocar silicone?

De preferência de barriga para cima, com cabeceira elevada a 45 graus.

Quanto tempo depois da cirurgia posso lavar o cabelo?

Quando quiser. Mas alguns cirurgiões pedem para não molhar a região da mama, então prefira ir no salão de beleza para lavar se for do seu desejo.

Como tomar banho depois de colocar silicone? Posso tomar banho sozinha?

Pode tomar banho sozinha. Se for de recuperação rápida, o banho é como você já toma normalmente. Caso não seja de recuperação rápida, poderá elevar o braço somente até altura do ombro.

Quanto tempo leva para a prótese encaixar?

Depende de paciente para paciente, mas em média de 30 a 60 dias.

Posso apertar a prótese de silicone?

Depois de recuperada e cicatrizada, sim. Ou seja, em torno de 45 dias.

Depois de colocar silicone, em quanto tempo posso levantar o braço?

Depende se for de recuperação rápida ou subglandular. Se for de recuperação rápida, pode levantar assim que sair do hospital. Se for subglandular, em torno de 15 dias. 

É normal o silicone ficar duro?

Não é normal, consulte seu cirurgião plastico caso esteja muito endurecido e apresentando dor.

Como aliviar a dor do silicone?

Tendo acompanhamento de um fisioterapeuta especializado. Se você estiver em Porto Alegre, fique à vontade para me chamar no WhatsApp pelo número (51) 99807-0123.

Caso seja de outra cidade, a minha recomendação é que busque uma das fisioterapeutas certificadas pelo Instituto Mariane Altomare.

O que acontece com o silicone quando a pessoa envelhece?

Hoje as próteses não tem validade. Então, é importante fazer um acompanhamento anual para ver como está a prótese: se não tem fissuras, encapsulamento, e se a paciente não sente dor.

Quais as chances do corpo rejeitar o silicone?

As chances são bem reduzidas, é muito raro acontecer. 

Quais os cuidados depois de colocar silicone?

Depende da técnica utilizada pelo cirurgião. Mas no geral: não virar de lado nem de barriga para baixo nos primeiros 10 a 15 dias; respeitar as limitações de movimento caso haja; respeitar as medicações; e o mais importante é se movimentar. Lembre-se que você não está doente, você realizou um procedimento cirúrgico com fim estético. Então, você pode caminhar, se alimentar e tomar banho sozinha. Tudo com cuidado, é claro. 

Quais os riscos do implante de silicone?

Toda cirurgia tem riscos: desde a anestesia até a cirurgia em si. Cerque-se de profissionais competentes e especializados, assim esses riscos reduzem.

Quais são os exames necessários para colocar silicone? Precisa fazer mamografia?

Normalmente exames laboratoriais, eletrocardiograma e eco mamária. 

Coloquei silicone e ficou “caído”, o que fazer?

Consultar com seu cirurgião. Possivelmente você tinha sobra de pele antes mesmo de realizar prótese de mama, então a indicação talvez seria mastopexia (retirada de pele) com prótese de mama. 

Quem tem silicone pode aumentar a prótese?

Se tiver tecido (pele) suficiente para fazer aumento, pode sim. 

Quem tem silicone pode amamentar?

Pode, não tem problema na amamentação. 

A cirurgia para colocar silicone utiliza anestesia geral?

A anestesia depende muito do cirurgião em conversa com anestesista e características do paciente. Mas normalmente não há necessidade de anestesia geral.

Quando começa a desinchar?

Normalmente em torno de 15 dias, quando temos a regeneração do sistema linfático, a mama começa a desinchar e ter um formato mais bonito.

Gostou do post?

Caso você seja de Porto Alegre e tenha ficado com alguma dúvida, vai ser um prazer ajudá-la. Fico à disposição, é só me chamar lá no WhatsApp (51) 99807-0123