A diferença de drenagem linfática e LTF®
Postado em 19-12-2020
LTF® (Liberação Tecidual Funcional) e drenagem linfática são tratamentos diferentes e que devem ser utilizados em situações diferentes. Entenda:
O rompimento dos vasos
Em uma cirurgia plástica o corpo sofre uma lesão, camadas de pele são descoladas, gordura e pele, em alguns casos, são retiradas. Assim, vasos são rompidos — como os linfáticos que fazem a drenagem da linfa — e eles só são reparados, ou seja, só se formam outros vasos, a partir do 10º ao 14º dia de pós-operatório. Então, podemos ver que a drenagem linfática nesses casos e nesse período se torna ineficiente para o edema (inchaço).
Pra tirar todas as dúvidas sobre o assunto, eu gravei esse vídeo recentemente. Deixo claro: a drenagem linfática não é ruim. Apenas deve ser utilizadas nos momentos certos, com o devido raciocínio clínico.
Não existe dúvida de que a drenagem gera sensação de relaxamento e bem-estar quando bem aplicada. Mas temos que entender que na cirurgia diversas estruturas estão envolvidas. O inchaço é apenas uma das consequências presentes. O fisioterapeuta aborda e prioriza as cicatrizes, fibroses e aderências que não só podem aprisionar o inchaço, mas gerar limitações funcionais no corpo.
Mas, então, você deve estar se perguntando: o que deve ser feito no pós-operatório?
Assim como o pós-operatório, a fisioterapia evoluiu muito, e hoje temos ferramentas muito mais eficazes para conduzi-lo.
A LTF® (Liberação Tecidual Funcional) é uma estratégia terapêutica que envolve uma série de conceitos baseados na mecanobiologia dos tecidos cicatriciais. Ela é uma terapia manual ortopédica, e só pode ser realizada por fisioterapeutas credenciados.
Essa estratégia de tratamento é indolor, não necessita atendimentos diários e em poucos atendimentos é possível chegar a grandes resultados estéticos e funcionais. É a abordagem mais eficaz para ajudar no processo de cicatrização, que engloba todo o corpo para assim ter uma recuperação adequada e tranquila.
Principais diferenças entre LTF® e drenagem:
– Estratégia de tratamento: a LTF® é trata fibroses e aderências, enquanto a drenagem trata somente edemas, também conhecidos como inchaços.
– Conduta fisioterapêutica: a LTF® pode ser feita apenas por profissionais da fisioterapia com cursos ministrados apenas pelo Instituto Mariane Altomare. Já a drenagem linfática pode ser realizada por uma ampla gama de profissionais.
– Nos primeiros 15 dias de pós-operatório de uma cirurgia plástica a LTF® pode tratar inúmeras disfunções, enquanto a drenagem linfática não, já que nesse período o sistema linfático está rompido. Portanto, esse tipo de tratamento é ineficaz nesse espaço de tempo.