Cinta modeladora: usar por muito tempo faz mal?
Postado em 06-01-2021
A indicação da cinta modeladora e das placas de compressão tem como objetivo aproximar os tecidos que foram descolados na cirurgia. Por isso, a sua indicação em relação ao tempo varia de acordo com cada caso, com
cada cirurgião e cada fisioterapeuta, mas normalmente o uso indicado é de 30 a 45 dias.
Abaixo, algumas considerações que você precisa fazer sobre o uso prolongado da cinta modeladora e das placas de compressão:
- O uso muito prolongado pode fazer com que a compressão gere uma falsa impressão de que você está contraindo a musculatura abdominal. A falta de contração dos músculos fazem com que você tenha fraqueza abdominal e até mesmo do assoalho pélvico.
- Com o passar do tempo, também pode prejudicar a respiração, pois você não conseguirá expandir o pulmão de forma normal por causa da compressão.
- A compressão prolongada também pode alterar os hábitos intestinais. Toda motilidade intestinal fica mais lenta devido à falta de expansão abdominal e da ativação da musculatura que contribui para o peristaltismo intestinal.
- Pode gerar também uma má circulação sanguínea, principalmente de membros inferiores.
- E, por fim, é normal que a retirada gere insegurança. Mas ficar mais tempo não vai fazer com
que você desinche mais, nem vai te dar mais conforto. O que pode acontecer é o contrário, te prejudicar, por todos os motivos
citados anteriormente.
Leia também:
A diferença de drenagem linfática e LTF
O taping no pós-operatório imediato de cirurgia plástica
Pra que serve a cinta?
A cinta modeladora aproxima a pele com a superfície muscular. Assim, ela diminui esse espaço onde a cirurgia “agrediu” os tecidos. Ela é muito importante para evitar a formação de seromas e também diminuir a quantidade de fibrose.
Dicas para o uso da cinta modeladora:
- Seu médico ou o fisioterapeuta responsável que devem indicar qual o modelo ideal para o tipo de cirurgia que você irá fazer. Não escolha sem consultá-los com antecedência.
- A cinta deve ficar justa, mas não apertada demais.
- Você deve colocar a cinta de maneira que não dobre nem faça “pregas” ou garrotes, para não deixar marcas. Para ajudar com isso, as placas de compressão são indicadas.